Oficinas Temáticas

Segunda 23/10 – Manhã

Maturidade Tecnológica e Modelagem de Negócios

Objetivo: Empresas e governos que buscam identificar tecnologias promissoras e investir em pesquisa e desenvolvimento para impulsionar sua maturidade.

Ementa:Fundamentos da prospecção tecnológica e Maturidade tecnológica. Aspectos para determinação da maturidade tecnológica em desenvolvimentos, modelagem de negócios considerado o estágio de desenvolvimento da tecnologia e os impactos na avaliação.

Instrutores: Marcelo Farid Pereira e José Roberto Dias Pereira

Facilitador: Marcelo Farid Pereira

Inovação Aberta para Deep Techs

Objetivo: Apresentar e capacitar equipes de inovação, P&D e novos negócios das empresas em como alcançar resultados estratégicos a partir da Inovação Aberta focada em deep techs.

Descrição: Open Innovation e Corporate Venturing tornaram-se temas obrigatórios na estratégia das organizações. Nesse contexto, a inovação digital e a inovação de processos se apresentam características mandatórias na estratégia das organizações e no seu posicionamento para o mercado. Mas então qual seria a próxima estratégia de inovação capaz de alavancar resultados exponencialmente e promover a liderança de mercado? O universo das Deep Techs (tecnologias baseadas em ciência) ainda tem seu potencial inexplorado, com diversas propostas de valor disponíveis para serem capturadas. Estratégias de inovação aberta focadas em Deep Techs será o alicerce para aquelas empresas que desejarem construir vantagens competitivas únicas e liderar novos mercados. Um planejamento adequado e execução assertiva das estratégias de Inovação Aberta para Deep Techs podem promover desde a construção do futuro da organização até a aplicação pragmática na resolução de problemas complexos do negócio atual. E é com esse objetivo que o Edge foi construído. O curso tem o propósito de apresentar o que é e como aproveitar esse universo de Inovação Aberta para Deep Techs baseado na metodologia “Open Innovation for Deep Techs” da Emerge, desenvolvida a partir de diversos projetos em empresas nacionais e multinacionais de distintos setores, como farmacêutico, infraestrutura, alimentos, bem estar e químico e hospitalar.

Professor: Lucas Delgado: Diretor de Projetos e Novos Negócios Sócio e Fundador da Emerge Engenheiro de Produção pela UFJF Especialização em Finanças pela Universidade de Albany

Facilitador: Técia Carvalho

Techmining

Objetivo: O objetivo da Techmining é identificar tendências emergentes, padrões, relações e oportunidades tecnológicas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas em empresas, governos e instituições de pesquisa.

Ementa: TechMining (Tecnologia da Mineração de Dados) é uma abordagem de análise que combina técnicas de mineração de dados com conhecimento em tecnologia e ciência. Essa metodologia busca extrair informações valiosas e insights a partir de grandes volumes de dados relacionados à tecnologia, patentes, publicações científicas, notícias, relatórios técnicos, entre outros.

Dessa forma será tratada as seguintes temáticas:

  1. Estratégias para a Inovação;
  2. Prospecção de Informações Estratégicas;
  3. Escolha das Ferramentas para mineração de dados
  4. Mineração de dados
  5. Técnicas de visualização dos dados
  6. Cases e mercado

Instrutor: Henry Suzuki 

Facilitador: Núbia Ribeiro


Segunda – 23/10 – Tarde

Redação de Patentes em Biotecnologia

Objetivo: Oferecer capacitação sobre estratégias de redação de patentes na área da Biotecnologia. O curso será ministrado pelo INPI, que irá apresentar as práticas mais atuais sobre o tema.

Ementa: Natureza da Proteção Patentária. Classificação Internacional de Patentes. Proteção por Patentes Biotecnológicas: cenário, estatísticas e oportunidades no Brasil. Diretrizes de exame de pedidos de patente na área de biotecnologia; matérias excluídas da proteção. Requisitos de Patenteabilidade e Suficiência Descritiva: depósito de material biológico e listagem de sequências. Redação do pedido de patente: relatório descritivo, reinvindicações, desenhos e resumo. Programas do INPI de apoio aos pesquisadores e ICTs: Minha Primeira Patente, Trâmite Prioritário, Mentorias.

Instrutor: Rodinelli Borges de Oliveira

Facilitador: Flávia Carmo

Ferramentas e abordagens para Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia na gestão da inovação

Subtema: Melhores práticas para uma maior eficiência na transferência de tecnologia: parcerias ICT-Empresa

Ementa:

  1. Contexto da inovação no Brasil: o uso do sistema nacional de PI
  2. Principais modalidades de proteção da PI para geração de valor
  3. Contrapartida do uso da PI: obtenção de incentivos fiscais
  4. PI como ferramenta de incentivo à inovação aberta
  5. PI e o alcance de objetivos de desenvolvimento sustentável
  6. Desafios na transferência de tecnologia para os atores das parcerias ICT-Empresas
  7. Principais ensinamentos e melhores práticas
  8. Exemplos de boas práticas em PI para melhorar a transferência de tecnologia entre ICT e empresa

Instrutor: Louis Lozouet

Facilitador: Eduardo Meireles

Valoração de Tecnologia

Objetivo: Instruir equipes de NITs a respeito das diferentes abordagens de valoração, expondo fundamentos e executando de forma conjunta casos práticos.

Ementa: O processo de valoração de ativos de propriedade intelectual se torna cada vez mais importante no contexto das ICTs brasileiras, permitindo a realização de processos de transferência de tecnologia para instituições externas à ICT com a aplicação de diversas formas de remuneração. As abordagens mais comumente utilizadas se resumem em Renda, que visa determinar o valor de uma PI com base na expectativa de retornos financeiros obtidos da exploração comercial da mesma, Custo, que visa determinar o valor de uma PI com base nos recursos econômicos e financeiros aplicados pelas titulares em seu desenvolvimento e Mercado, que visa determinar o valor de uma PI com base em dados históricos de transferência de ativos similares realizadas por outras instituições ao longo do tempo. O curso se propõe a ser uma oficina interativa onde serão apresentados os fundamentos das abordagens, aliados à instrução para a execução prática de um caso simulado para cada método.

Instrutor: Lucas Belem

Facilitador: Marcelo Speziali