O evento

Inovação para o Desenvolvimento Sustentável

O Brasil tem buscado responder aos desafios globais através da sua capacidade de criar e adaptar-se às demandas crescentes, por meio de ações junto a sua sociedade, bem como, através de cooperação internacional visando a criação das soluções que necessitam de uma visão mais participativa e sustentável.

Como os desafios são complexos, importante é perceber que as soluções serão feitas das combinações das capacidades de todos, para trilhar caminhos que possam geram um bem comum.

As soluções perpassam pela Ciência, Tecnologia & Inovação que combinam esforços da pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo, gerando maior valor agregado aos seus produtos e melhoria na qualidade de vida de sua população. A capacidade científica de cada país, construída e aplicada conforme as suas prioridades estratégicas é fundamental para criar as melhorias para a sociedade, inclusive para o aumento de sua capacidade tecnológica e competitividade econômica.

A melhoria da qualidade de vida da população, o desenvolvimento da indústria e comércio requerem um fortalecimento na economia por meio do empreendedorismo inovador fomentado por políticas públicas sólidas de estado, que colaboram com os setores econômicos. Desta forma, ações que envolvam inovação e sustentabilidade também fazem parte da agenda dos setores produtivos.

As mudanças climáticas e as consequentes catástrofes naturais que já afetam o planeta estão alertando para a importância do meio ambiente e a melhor ocupação do espaço. Considerando que o uso de recursos naturais ainda é uma prática intensa, particularmente no Brasil, urge fomentar a utilização racional desses recursos. As novas ideias, os novos modelos de negócios precisam basear-se em ações sustentáveis em todos os aspectos: ambiental, econômico e social.

Nesta dimensão global, os eventos vislumbram congregar profissionais de todas as áreas do conhecimento e de diversas esferas do governo, das instituições de pesquisa e da indústria. As temáticas que serão discutidas, nesta oportunidade, estão na agenda de prioridade de todas as instituições não só do Brasil, como no mundo, e são subjacentes ao tema: “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. As diversas atividades foram pensadas com o propósito de agregar valor e são estratégicos para os profissionais que estão, sobretudo na academia e nas empresas. A conjunção dos eventos traz ricas trocas de experiências, facilitando o aprimoramento de ações de inovação nas instituições.

O Estado de Mato Grosso, com sua extensão territorial de 903.357 km² possuindo os 3 grandes biomas do país: Bioma Amazônia que correspondente a uma área de 480.215 km² (54%), Cerrado que ocupa a porção central do estado, com 354.823 km² (39%), e Pantanal, no sul do estado, com 60.885 km² (7%), compreendendo seu processo de ocupação e crescimento econômico baseado no setor agropecuário, por meio de ações e políticas públicas que ao longo dos anos vem sendo implementadas, possibilita uma discussão mais ampla e comprometida que visem soluções viáveis e duradouras.

O FORTEC e o PROFNIT estão ansiosos e felizes por poderem fazer parte desta discussão com você em Cuiabá.

Sobre o evento

O evento é composto por três encontros: XVII Encontro Nacional Fortec, XIII Prospect&i e VIII Congresso Internacional do PROFNIT. Os eventos apresentam como objetivo central a disseminação do conhecimento em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação. As práticas de Gestão da Inovação são estratégias fundamentais, bem como, as respectivas políticas públicas. 

A realização dos três eventos em conjunto fortalece discussões e  compartilhamento de informações, além de  promover uma melhor participação dos interessados nas temáticas. Embora os eventos tenham total conexão, cada um traz particularidades enriquecedoras que tornam indispensáveis suas realizações. 

No que diz respeito ao Prospecti,  é um evento voltado para o conhecimento relativo às informações tecnológicas e suas possíveis aplicações, explorando estratégias de prospecção visando a inteligência competitiva. Traz a oportunidade da participação de estudantes de  pós-graduação através de submissão de trabalhos e respectivas publicações em revista científica de qualis reconhecido pela CAPES. 

Já o evento internacional do PROFNIT procura promover a internacionalização das ações tanto do PROFNIT quanto do FORTEC, através das diversas discussões das mesas promovidas, bem como, do fortalecimento e surgimento dos acordos de cooperação que são estabelecidos no âmbito dessas ocasiões. O Encontro Nacional do FORTEC promove fortemente as discussões para a busca da excelência na Gestão da Inovação e na transferência de conhecimento e tecnologia, reunindo  os importantes atores do Sistema Nacional de Inovação e aproximando-os. 

A participação do setor empresarial, principalmente empresas de base tecnológica, é  reforçada em diversos momentos do evento, seja em mesas temáticas, no Conte-me Algo que não sei (painel de Boas Práticas),  em networking e matchmakers, ou em pitches, procurando em todos os momentos o fortalecimento da interação dos diversos setores, no intuito da promoção da inovação no Brasil.

Trata-se de evento de amplitude internacional, congregando profissionais de todas as áreas do conhecimento e de diversas esferas do governo, da academia e da indústria. As temáticas que serão discutidas nesta oportunidade estão na agenda de prioridade de todas as instituições não só do Brasil como do mundo, e são subjacentes ao tema do evento “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Os profissionais que participarem desses eventos se atualizarão sobre as respectivas discussões, ao mesmo tempo que poderão se tornar cada vez mais atuantes nesse cenário. As diversas atividades do evento são pensadas com o propósito de agregar valor e são estratégicas para os profissionais que estão, sobretudo na academia e nas empresas. Para as instituições públicas é momento de deixar claro quais são as suas demandas e indicar as lacunas em que precisam da ajuda dos demais setores para que o ganho seja conjunto. Os eventos trazem ricas trocas de experiências, facilitando o aprimoramento de ações de inovação nas instituições.