fortecprofnit2023@fortec.org.br

Encontro Nacional do Fortec discute caminhos para transformar conhecimento gerado na Universidade em inovações para desenvolver o País

Evento teve início com palestra do secretário do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha

Por Nataniel Zanferrari (Unemat)

(Foto: Deivid Fontes)

Teve início ontem (23) a 17ª edição do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O evento ocorre simultaneamente com a 8ª edição do Congresso Internacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit) e a 13ª edição do ProspeCT&I.

Com o tema ‘Inovação para o desenvolvimento sustentável’, Cuiabá receberá grandes nomes, iniciando com a palestra magna do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha. Especialista em Inovação e Políticas Públicas de Saúde, o economista mostrou como a ciência, a tecnologia e a inovação estão no centro das estratégias de desenvolvimento dos países.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, assegura que discutir a inovação e a transferência de tecnologia é extremamente importante para a Universidade, considerando que o foco da discussão é o desenvolvimento sustentável, um compromisso da Unemat. “A discussão deste evento é de suma importância, que acolhe autoridades do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia e também das instituições que participam conosco, principalmente das quatro universidades públicas do nosso Estado, a Unemat, a Universidade Federal de Rondonópolis, a Universidade Federal de Mato Grosso e o Instituto Federal de Mato Grosso”, explica Vera. “São instituições comprometidas com ações conjuntas para o desenvolvimento da inovação, da ciência e da tecnologia”, enfatiza a reitora.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, afirma que o momento é de celebração, tendo em vista a enorme força que o Fortec demonstra em nível nacional. “A Unemat realmente se comprometeu com esta edição, entendendo a importância do fortalecimento dos nossos mestrados profissionais em Inovação e Transferência de Tecnologia, hoje ofertados em Cuiabá e Sinop”, disse a pró-reitora. “A Universidade precisa estar mergulhada em inovação, pensando na inovação desde os processos inovadores dentro da Universidade, dos processos de ensino, pesquisa e extensão, mas também na inovação de produtos que possam ser transferidos para a sociedade, agregando economia para o nosso Estado”, assegura Áurea.

O EVENTO

Serão mais de 15 painéis de discussão no decorrer do evento, com participantes do Brasil e da América Latina. Casos de sucesso no desenvolvimento de tecnologias inovadoras sustentáveis como o algodão 100% rastreável, inovação pioneira no Brasil; o desenvolvimento de produtos de saúde e cosméticos a partir da biodiversidade brasileira serão apresentados além da exposição de boas práticas na gestão da inovação nas sessões do exclusivo ‘Conte-me algo que não sei’.

Organizado pelo Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e pelo seu programa de pós-graduação, o ProfNit, as atividades ocorrem no Centro de Eventos do Pantanal e têm como anfitriões locais o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A programação completa está no site fortecprofnit.com.br

Segundo Gesil Amarante, presidente do Fortec, “o Brasil tem buscado responder aos desafios globais através da sua capacidade de criar e adaptar-se às demandas crescentes, por meio de ações junto a sua sociedade e por meio de cooperação internacional visando a criação de soluções certeiras e sustentáveis. Como os desafios são complexos, muitas das soluções perpassam pela Ciência, Tecnologia & Inovação que combinam esforços da pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo, gerando maior valor agregado aos seus produtos e melhoria na qualidade de vida de sua população”.

Para Jaqueline Albino, técnica da Unemat e diretora do Fortec, “as mudanças climáticas e as consequentes catástrofes naturais que já afetam o planeta estão alertando para a importância do meio ambiente e a melhor ocupação do espaço. Considerando que o uso de recursos naturais ainda é uma prática intensa, particularmente no Brasil, urge fomentar a utilização racional desses recursos” afirma, destacando que “as novas ideias, os novos produtos e modelos de negócios precisam basear-se em ações sustentáveis em todos os aspectos: ambiental, econômico e social”.

Mais notícias

Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia discutem casos de sucesso no 3º dia do Encontro Nacional

Fonte: Unemat (Fotos: Nataniel Zanferrari) A 17ª edição do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) segue discutindo...

Acre participa de evento de inovação para o desenvolvimento sustentável, em Cuiabá

Por Deylon Felix (agencia.ac.gov.br) O Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e...

Segundo dia do Encontro Nacional do Fortec aborda financiamento, bioeconomia, métricas e Marco Legal

Fonte: unemat.br Nesta terça-feira a 17ª edição do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) prosseguiu com suas...

Unemat e IFMT recebem Encontro Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia em Cuiabá

Com o tema ‘Inovação para o desenvolvimento sustentável’, Cuiabá receberá grandes nomes em uma programação que começa na segunda-feira, 23 de outubro, com a...