fortecprofnit2023@fortec.org.br

Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia discutem casos de sucesso no 3º dia do Encontro Nacional

Fonte: Unemat (Fotos: Nataniel Zanferrari)

A 17ª edição do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) segue discutindo inovação para o desenvolvimento sustentável.

O evento ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. simultaneamente com a 8ª edição do Congresso Internacional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit) e a 13ª edição do ProspeCT&I. Participam gestores de universidades de todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (25), o destaque foi o ‘Conte-me algo que não sei’, realizado no período da tarde, onde representantes de diversos Núcleos de Inovação Tecnológicas apresentaram casos de sucessos em seus respectivos estados. Também ocorreram três mesas-redondas, discutindo desenvolvimento sustentável, políticas públicas e ecossistemas de inovação.

CONTE-ME ALGO QUE NÃO SEI

Apresentado por Karla Montenegro, Ricardo Pereira e Eduardo Meireles, o ‘Conte-me algo que não sei’ consistiu em 18 apresentações de casos de sucesso, soluções e boas práticas replicáveis entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), tanto em gestão da inovação das Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) quanto vindos de atores do ecossistema de inovação e egressos do Profnit.

Foram apresentados casos dos NITs de universidades como o da Universidade de São Paulo (USP), que firmou uma parceria com a indústria para a formação de farmacêuticos para a inovação; da implementação do Laboratório Multiusuários de Inovação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); ou da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), que apresentou uma rede com cinco projetos realizado com três NITs: do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Também foram apresentados casos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rede de Inovação de Mato Grosso (InovaMT), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A Agência de Inovação (Aginov) da Unemat encerrou as apresentações, com o caso de sucesso da implementação dos ambientes de inovação da Unemat no Estado de Mato Grosso, apresentado por Jaqueline Albino, profissional técnica da Aginov/Unemat e organizadora do Encontro Nacional do Fortec. “Entendemos que inovar é muito importante, mas há coisas que não precisamos ficar pensando do zero, então esse compartilhamento é importante porque podemos compartilhar informações e ideias para que possamos contribuir e auxiliar uns aos outros dentro desta rede tão grande que é o Fortec”, disse Jaqueline.

O terceiro dia foi finalizado com o pitch invertido, com a apresentação de demandas do governo, sociedade e academia para as quais acreditam que as ICTs possam contribuir com estratégias e soluções plausíveis.

MESAS-REDONDAS

A manhã teve a mesa-redonda ‘Inovação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável’ discutiu a inovação como caminho para o desenvolvimento de soluções com sustentabilidade social, econômica e ambiental, e contou com a participação do diretor-presidente da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (Rami), Jorge Edson da Costa Garcia; da analista técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Erika Cunha Monteiro; do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Institucional da Empresa Teak Resources Company (TRC), Fausto Takizawa; e do diretor executivo na Green Hub, Marcelo Fernandes de Azevedo. A mesa foi mediada pela diretora do Fortec e assessora da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria do Perpetuo Socorro Lima.

A mesa ‘Oportunidades em políticas públicas de inovação: Como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) pode prospectar e apoiar’ encerrou as atividades da manhã, com uma discussão de oportunidades de compras públicas envolvendo instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs). O debate foi entre o major Felipe Rocha, da Polícia Militar de Minas Gerais; o vice-presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas, Newton Frateschi; o procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio e Rafael Pontes Lima, da Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e diretora do Fortec, Silvia Uchoa, moderou o debate.

As atividades foram retomadas no período da tarde com a mesa-redonda ‘Novas ações para a inserção dos NIT no ecossistema de inovação’. Na palestra, foram apresentadas novas ações para inclusão dos NITs no ecossistema de inovação, trazendo os resultados do Programa Catalisa ICT e o desempenho apresentado pelos NITs e laboratórios acadêmicos na prestação de serviços especializados, demandados pelos pesquisadores dos projetos selecionados pelo Sebrae.

A mesa foi composta pela analista de Inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht, pelo diretor técnico do Laboratório Afinko Soluções em Polimentos, Márcio Kobayashi; pela assessora da Coordenação Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nathália Domingues; e pelo diretor do Fortec e de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS), Vinicius Campos. A mediação ficou por conta da conselheira do Fortec e diretora do Parque Científico e Tecnológico Zenit da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marli Elizabeth Ritter dos Santos.

No período da tarde também ocorreu reunião plenária da Comissão Acadêmica Nacional (CAN) e da coordenação dos pontos focais do ProfNit.

PRÓXIMOS DIAS

Ao todo, serão mais de 15 painéis de discussão no decorrer da semana, com participantes do Brasil e da América Latina.

Amanhã, quinta-feira (26), no período da manhã teremos duas mesas internacionais: às 9 horas, Cooperação internacional em inovação’, e às 10h30, ‘Proteção patentária de invenções com inteligência artificial nos BRICS’.

O período vespertino contará com duas mesas-redondas: ‘Desafios de gestão dos NITs: Conflito de interesses, Estrutura e formato jurídico dos NITs’, às 14 horas; e ‘Inovação e desenvolvimento sustentável no Brasil: Casos de sucesso’ às 15h30.

No período da tarde também ocorrerão apresentações de trabalhos orais de maneira virtual, a reunião da Comissão de Avaliação Acadêmica (CAA) do Profnit e o credenciamento dos associados do Fortec,

O quarto dia de evento se encerra com a realização da Assembleia Geral Ordinária do Fortec.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui,

O EVENTO

Organizado pelo Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e pelo seu programa de pós-graduação, o ProfNit, as atividades ocorrem no Centro de Eventos do Pantanal e têm como anfitriões locais o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Segundo Gesil Amarante, presidente do Fortec, “o Brasil tem buscado responder aos desafios globais através da sua capacidade de criar e adaptar-se às demandas crescentes, por meio de ações junto a sua sociedade e por meio de cooperação internacional visando a criação de soluções certeiras e sustentáveis. Como os desafios são complexos, muitas das soluções perpassam pela Ciência, Tecnologia & Inovação que combinam esforços da pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo, gerando maior valor agregado aos seus produtos e melhoria na qualidade de vida de sua população”.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, assegura que discutir a inovação e a transferência de tecnologia é extremamente importante para a Universidade, considerando que o foco da discussão é o desenvolvimento sustentável, um compromisso da Unemat. “A discussão deste evento é de suma importância, que acolhe autoridades do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia e também das instituições que participam conosco, principalmente das quatro universidades públicas do nosso Estado, a Unemat, a Universidade Federal de Rondonópolis, a Universidade Federal de Mato Grosso e o Instituto Federal de Mato Grosso”, explica Vera. “São instituições comprometidas com ações conjuntas para o desenvolvimento da inovação, da ciência e da tecnologia”, enfatiza a reitora.

Para Jaqueline Albino, técnica da Unemat e diretora do Fortec, “as mudanças climáticas e as consequentes catástrofes naturais que já afetam o planeta estão alertando para a importância do meio ambiente e a melhor ocupação do espaço. Considerando que o uso de recursos naturais ainda é uma prática intensa, particularmente no Brasil, urge fomentar a utilização racional desses recursos” afirma, destacando que “as novas ideias, os novos produtos e modelos de negócios precisam basear-se em ações sustentáveis em todos os aspectos: ambiental, econômico e social”.

Mais notícias

Acre participa de evento de inovação para o desenvolvimento sustentável, em Cuiabá

Por Deylon Felix (agencia.ac.gov.br) O Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e...

Segundo dia do Encontro Nacional do Fortec aborda financiamento, bioeconomia, métricas e Marco Legal

Fonte: unemat.br Nesta terça-feira a 17ª edição do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) prosseguiu com suas...

Encontro Nacional do Fortec discute caminhos para transformar conhecimento gerado na Universidade em inovações para desenvolver o País

Evento teve início com palestra do secretário do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha Por Nataniel Zanferrari (Unemat) Teve início ontem (23) a 17ª edição do Encontro...

Unemat e IFMT recebem Encontro Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia em Cuiabá

Com o tema ‘Inovação para o desenvolvimento sustentável’, Cuiabá receberá grandes nomes em uma programação que começa na segunda-feira, 23 de outubro, com a...